Sonhos ruins podem ajudar a processar as emoções

Um novo estudo, realizado pela Universidade Yeshiva, EUA, pressupõe que os sonhos ruins comuns são uma forma do cérebro regular nossas emoções negativas.

A pesquisa concluiu que a maior parte dos sonhos não é feliz, sendo assim, os sonhos ruins são aceitos como padrão. E partindo do princípio que a regulação das nossas emoções pode ser a principal função do sono REM, estágio do sono durante o qual sonhamos, aqueles pesadelos assustadores, que acabam acordando a pessoa durante a noite, podem acontecer quando ocorre uma falha nesse processo, proporcionando um alívio ao acordar, e ainda, uma ligação à emoção daquilo que sonhamos parecer real.

Os estudos feitos até então, mostram que os sonhos ruins acontecem quando a pessoa passa por momentos de muito estresse, sendo assim, pessoas ansiosas têm mais chances de sofrer com pesadelos.

Para o psiquiatra José Carlos Rosa Pires de Souza, essa pesquisa não traz nenhuma novidade. “Isto já vem sendo estudado há anos. A função dos sonhos e dos pesadelos é objeto de estudo há décadas e muito ainda há por ser descoberto” declara Pires de Souza, que também é conferencista do Portal Educação.

A pesquisa sugere ainda, que 85% dos adultos têm pelo menos um pesadelo por ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Portal Educação


Comentários

  1. Valdeci Morgan disse:

    Sinto grato pelas informações suas, um forte abraço a todos.

  2. Tânia Thimoteo disse:

    Olá! Por favor, gostaria de saber porque sempre que sonho com qualquer um dos dois irmãos que tenho, no sonho eles sempre aparecem crianças, nunca adultos. Será que tem algum significado para isto?

  3. Niza disse:

    Sonhei que eu me levantava ia no banheiro com o caderno para anotar o que eu tinha sonhado. Cheguei na porta do banheiro tinha uma coisa feia no banheiro eu não sei se era uma mulher toda esticada e eu não conseguia voltar e nem acender a luz.

  4. Ana Maria manica Beltrame disse:

    Sonhei que havia passado trinta anos da minha vida, foi quando eu me vi em uma casa diferente, eu chorava muito e queria saber de todos da família.
    Perguntei porque eu não me lembrava. Alguém me disse que eu tinha feito uma cirurgia no seio e havia perdido a memória. Deduzi que estava em coma. Acordei e adormeci de novo, continuei sonhando o mesmo sonho.

  5. Eliete Silvestre disse:

    Por que sempre sonhamos coisas ruins e não coisas boas?
    Tipo: pesadelos
    Isso se dá ao fato que as coisas boas são sempre bem aceitas e as ruins precisam de preparo para serem aceitas?

  6. waldenilson ferreira da fonseca disse:

    Boa tarde, vou falar do meu sonho tenho medo só em pensar em dormir, pois sonho muito durante a noite e acordo durante a noite assustado com o sonho que tive, sofro muito com isso.

  7. Livia disse:

    Eu tive um pesadelo hoje, mas pouco tempo atrás, assisti a um filme de terror, pode ser que tenha algo em comum.

  8. francisca das chagas do nascimento disse:

    Olá bom dia, gostaria de saber porque sonho constantemente todos os dia fazendo algo que tenho que conseguir alguma coisa, mas não consigo lembrar do sonho, queria ajuda porque o sonho é muito angustiante, sei que tenho que fazer algum mas não sei o que!

  9. Marli pinheiro virgulino disse:

    Estava subindo numa escadaria de cada lado no portão tinha um leão, transpassei um campo lindo verdejante, uma construção muito alta, uma casa parecia hospital. Entrei e fui andando de cada lado tinha uma fileira de cama de solteiro com alguém nelas deitado, quando eu estava já no final desses leitos alguém falou assim: volte rápido se não pode não dar tempo de você sair, corri e quando eu ultrapassei o portão acordei, esse sonho aconteceu quando eu estava fazendo uma cirurgia.

  10. Renata disse:

    Sonhei que ia num supermercado e tinha que passar tipo um túnel e tinha muitas pessoas mortas e quando entrava um cliente o morto levantava e depois deitava de novo e eu em pânico não quis entrar ai deixei um carro branco estacionado numa ribanceira um cheia de buracos num sabia tirar. Nem dirigir eu sei e o homem do estacionamento não queria deixar eu sair.

  11. zelito disse:

    quero saber significado de cobra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para enviar seu comentário, por favor, complete o campo abaixo. *