Sonhos ruins podem ajudar a processar as emoções

Um novo estudo, realizado pela Universidade Yeshiva, EUA, pressupõe que os sonhos ruins comuns são uma forma do cérebro regular nossas emoções negativas.

A pesquisa concluiu que a maior parte dos sonhos não é feliz, sendo assim, os sonhos ruins são aceitos como padrão. E partindo do princípio que a regulação das nossas emoções pode ser a principal função do sono REM, estágio do sono durante o qual sonhamos, aqueles pesadelos assustadores, que acabam acordando a pessoa durante a noite, podem acontecer quando ocorre uma falha nesse processo, proporcionando um alívio ao acordar, e ainda, uma ligação à emoção daquilo que sonhamos parecer real.

Os estudos feitos até então, mostram que os sonhos ruins acontecem quando a pessoa passa por momentos de muito estresse, sendo assim, pessoas ansiosas têm mais chances de sofrer com pesadelos.

Para o psiquiatra José Carlos Rosa Pires de Souza, essa pesquisa não traz nenhuma novidade. “Isto já vem sendo estudado há anos. A função dos sonhos e dos pesadelos é objeto de estudo há décadas e muito ainda há por ser descoberto” declara Pires de Souza, que também é conferencista do Portal Educação.

A pesquisa sugere ainda, que 85% dos adultos têm pelo menos um pesadelo por ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Portal Educação


Comentários

  1. zelito disse:

    quero saber significado de cobra

  2. Renata disse:

    Sonhei que ia num supermercado e tinha que passar tipo um túnel e tinha muitas pessoas mortas e quando entrava um cliente o morto levantava e depois deitava de novo e eu em pânico não quis entrar ai deixei um carro branco estacionado numa ribanceira um cheia de buracos num sabia tirar. Nem dirigir eu sei e o homem do estacionamento não queria deixar eu sair.

  3. Marli pinheiro virgulino disse:

    Estava subindo numa escadaria de cada lado no portão tinha um leão, transpassei um campo lindo verdejante, uma construção muito alta, uma casa parecia hospital. Entrei e fui andando de cada lado tinha uma fileira de cama de solteiro com alguém nelas deitado, quando eu estava já no final desses leitos alguém falou assim: volte rápido se não pode não dar tempo de você sair, corri e quando eu ultrapassei o portão acordei, esse sonho aconteceu quando eu estava fazendo uma cirurgia.

  4. francisca das chagas do nascimento disse:

    Olá bom dia, gostaria de saber porque sonho constantemente todos os dia fazendo algo que tenho que conseguir alguma coisa, mas não consigo lembrar do sonho, queria ajuda porque o sonho é muito angustiante, sei que tenho que fazer algum mas não sei o que!

  5. Livia disse:

    Eu tive um pesadelo hoje, mas pouco tempo atrás, assisti a um filme de terror, pode ser que tenha algo em comum.

  6. waldenilson ferreira da fonseca disse:

    Boa tarde, vou falar do meu sonho tenho medo só em pensar em dormir, pois sonho muito durante a noite e acordo durante a noite assustado com o sonho que tive, sofro muito com isso.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para enviar seu comentário, por favor, complete o campo abaixo. *