Home » Significado dos nomes

Significado dos nomes

     
     

Significado dos nomes a sua origem e o perfil numerólogico de cada nome.
Basicamente, o nome próprio pode originar-se de fontes históricas, bíblicas ou modernas.
Entre as fontes modernas há um forte apelo da mídia na escolha dos nomes. Nos nomes de língua portuguesa, a origem liga-se à própria história da língua. Os nomes medievais (período das Navegações) provêm, naturalmente, dos nomes adotados pelos povos que habitavam a Península, lusitanos e hispanos, dominados e influenciados pelos fenícios, gregos e em seguida pelos romanos, que, por sua vez, cederam o território aos povos germânicos (já latinizados) e posteriormente aos árabes. Os romanos possuíam um sistema de nomeação tríplice, isto é, utilizavam três nomes. Mais tarde, dos fins da idade média até o século XIX, tornam-se mais freqüentes os nomes de santos e santas da Igreja Católica e nomes hebreus, provenientes da Bíblia.
Nessa época mais recente as motivações religiosas obedeciam a certos critérios: nomeação pelo dia do nascimento, por devoção ou por apadrinhamento. O primeiro critério baseava-se no calendário (efemérides) e até nos famosos Almanaques que ainda hoje são distribuídos principalmente pelas farmácias do interior do Brasil:


Para cada dia havia um santo ou santa, e, nascida a criança, verificava-se qual era o santo do dia e assim estava denominada, mesmo que se mudasse a terminação do nome.

As pessoas acreditavam que, ao dar o nome de uma entidade divina a uma criança, no ato do batismo havia uma espécie de transubstanciação, na qual o santo ou entidade “penetrava” no corpo carnal do padrinho para oferecer suas graças ao afilhado. Nos fins do século XIX e princípio do XX também se verifica a presença de nomes com influências mitológicas e literárias. Mesmo sem a realização de um estudo sobre o assunto, é possível afirmar, apenas pela observação empírica, que cada vez mais há acesso a nomes importados, oriundos de outras sociedades (como Yuri, do russo; e Stèphanie, por influência da princesa de Mônaco), nomes de atores e cantores famosos, resgate de nomes indígenas brasileiros (Jaci, por exemplo) e mesmo a invenção de nomes, compostos por uma parte do nome do pai e outra do da mãe (pai Eli, mãe Mara = Elimar).

A criatividade das pessoas também contribuiu para a criação de novos nomes ao longo do tempo. Cuidado especial deve ser tomado na escolha do nome, não apenas pelos aspectos que você verá descritos ao pesquisar cada nome, mas deve lembrar-se que no convívio social um nome criativo e diferenciado, como “Cafiaspirina” e outros semelhantes serão problemáticos no futuro.

Nosso banco de dados tem cadastrados milhares de nomes, seu significado, sua origem e o perfil numerológico de cada um deles.

Escolha a letra ser pesquisada, em seguida clique no nome para ver o significado dos nomes e perfil numerológio do nome escolhido.